Entenda a importância de uma boa gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores é crucial para o sucesso de uma indústria, independentemente do segmento de atuação. Afinal, o grau de excelência da mercadoria oferecida deriva da qualidade do insumo e da matéria-prima disponibilizada.

Sendo assim, manter os parceiros alinhados à estratégia do seu negócio, garantindo que eles ofereçam um bom suporte e respeitem os prazos previstos, é essencial para conquistar uma posição de destaque no mercado.

Uma parceria desse calibre traz diversas vantagens e diferenciais que podem aumentar a competitividade da sua marca, como a redução de custos, maior poder de negociação, diminuição de riscos por falta de produtos e atendimento personalizado.

Confira nossas dicas a seguir para fazer uma gestão de fornecedores exemplar!

Construa uma relação sólida

O primeiro passo é criar uma relação ganha-ganha com seus provisores, em que os dois lados se beneficiem, ainda que, para isso, seja necessário renunciar algumas condições.

Construa uma postura colaborativa durante toda a relação comercial. Reconheça, minimize suas falhas e nunca transfira a culpa da falha no processo apenas para o seu fornecedor. Lembre-se de que, nesse convívio, ambas as partes têm um objetivo em comum: gerar os melhores resultados.

Controle os custos

Com o apoio de um software de gestão industrial, você consegue inserir os preços dos diversos fornecedores e fazer comparações. Mas o valor dos itens não pode ser o único fator a ser considerado ao firmar contratos. Um preço muito baixo pode significar um suporte ineficiente, produtos de qualidade duvidosa, atrasos na entrega, e até levar a prejuízos financeiros a médio e longo prazo.

Controlar os custos consiste em avaliar todas as possibilidades que farão com que sua companhia preste um serviço exemplar, atraia mais consumidores e, dessa forma, eleve o faturamento.

gestao-de-fornecedores

Aprimore o compartilhamento de informações

Para que os parceiros consigam oferecer um apoio sólido, a troca de informações relevantes deve ser feita em tempo hábil.

Para simplificar esse compartilhamento, utilize soluções que integrem os sistemas, por meio do envio automático de dados. Por exemplo, existem ferramentas em que os fornecedores conseguem observar seu estoque e, mediante aos dados obtidos, promover o ressuprimento, ajudando a evitar faltas ou excessos de insumos estocados.

Tenha sempre um plano B

Depender de um único parceiro não é uma boa estratégia, pois você pode ficar de mãos atadas em alguns momentos, o que pode gerar complicações graves. Portanto, é indispensável ter outros contatos que possam oferecer os mesmos produtos ou similares, sobretudo os mais críticos. Assim, você recebe seus itens sempre que precisar, eliminando a dependência.

No entanto, considere os possíveis desafios desse processo, como:

  • compras reduzidas podem diminuir a possibilidade de ter condições tão vantajosas;
  • o controle das contas a pagar se torna mais desafiador, pois você terá que administrar cobranças de vários parceiros.

Vale reforçar que o controle das contas também pode ser realizado com um sistema ERP, garantindo que você seja notificado quanto aos acordos financeiros que assumiu.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a compreender um pouco mais sobre a importância da gestão de fornecedoras e como fazê-la. Se você colocar essas informações em prática, certamente manterá sua indústria sempre funcionando. O que pode aumentar suas vendas em longo prazo.

E então, gostou deste artigo? Aproveite e assine nossa newsletter para receber outros materiais interessantes como este!

gestao de fornecedores

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

gestao empresarial