Veja as vantagens do modelo de estoque gerenciado pelo fornecedor

O estoque gerenciado pelo fornecedor, ou Vendor Managed Inventory (VMI), permite ao fornecedor acesso às informações relativas à movimentação do estoque da empresa, a fim de realizar o reabastecimento. A partir da avaliação e gerenciamento dos indicadores, o varejista e o fornecedor determinam juntos o nível de estoque satisfatório para a empresa.

Nesse sentido, é necessário ressaltar que essas previsões são realizadas com base em determinadas referências da cadeia de suprimentos. Como exemplo, temos as tendências de consumo, a sazonalidade, as vendas atuais e o histórico de vendas.

Continue a leitura e veja as vantagens do modelo de estoque gerenciado pelo fornecedor!

Quais as principais vantagens do estoque gerenciado pelo fornecedor?

Existem diversas vantagens proporcionadas pelo fornecedor de uma empresa, entre elas o gerenciamento do estoque. Saiba que essa dinâmica é muito importante para o pleno desenvolvimento da organização. Confira as principais vantagens!

Crescimento do faturamento

Ao reduzir as falhas no estoque e minimizar a quantidade de itens obsoletos armazenados, é possível melhorar o faturamento da empresa.

Dessa forma, quando o fornecedor gerencia o estoque de sua empresa, ele consegue perceber os produtos pouco comercializados e que ficam parados por muito tempo. Assim, ele pode sugerir ações para que você consiga vendê-los rapidamente, evitando a compra de itens que apresentam pouca saída no seu negócio.

Além do mais, com esse cuidado, você pode investir em mercadorias que são realmente importantes para o desenvolvimento de seu empreendimento.

Sabemos que não é nada satisfatório ficar com estoque parado e que, quando isso ocorre, é porque as compras não estão sendo realizadas de forma correta. Atualmente, torna-se fundamental buscar estratégias que melhorem o faturamento, para que, assim, a empresa possa investir em produtos que melhorem o seu posicionamento do mercado.

Diminuição dos níveis de estoque

O fornecedor é capaz de saber com clareza quais itens não apresentam boa saída e ainda estão em um nível alto no estoque. Assim, ele pode diminuir o fornecimento do que não está sendo vendido e promover, por consequência, um estoque mais otimizado. Dessa forma, você não precisará de um ambiente muito grande para armazenar os produtos de sua loja.

Redução de riscos de ruptura de estoque

Umas das principais vantagens desse método consiste justamente em diminuir os erros cometidos pelos clientes na hora de realizar o pedido. Também permite corrigir demais falhas que estejam acontecendo no processo de administração de estoque, as quais podem, inclusive, ocasionar prejuízos.

Logo, para que isso aconteça da melhor forma possível, é necessário que existam boas ferramentas tecnológicas e operacionais na cadeia de suprimento das partes envolvidas, especialmente do fornecedor.

Eficiência operacional

Quando você permite que o fornecedor administre o estoque de sua empresa, o processo fica mais eficiente. Isso acontece pois o fornecedor saberá com exatidão os produtos que precisa adquirir. A partir disso, pode rapidamente solicitar o pedido da mercadoria e providenciar o envio para sua empresa. Assim, você consegue se dedicar a outras atividades importantes do negócio.

Fidelização de clientes

É muito importante quando uma empresa consegue satisfazer os desejos dos clientes. Mas, para que isso aconteça, é necessário ter no estoque os produtos que eles desejam comprar.

Quando o fornecedor faz o gerenciamento, ele percebe com mais clareza a demanda da empresa e realiza o abastecimento dos itens com mais agilidade. Sendo assim, o processo fica muito mais facilitado e ainda se evita que algum item venha a faltar para os consumidores.

Quando o cliente sempre encontra o que precisa e recebe esses produtos com rapidez, ele é fidelizado e passa a indicar o seu estabelecimento para outras pessoas. Dessa forma, é uma ótima vantagem para quem deseja se destacar no mercado.

Mais tempo para atividades estratégicas

Nos dias de hoje, o mercado exige que o empreendedor estabeleça boas estratégias em sua empresa para conseguir se destacar no mercado, visto que a concorrência aumenta cada dia mais. Logo, quando ele destina as atividades do estoque para o fornecedor, pode se dedicar a outras tarefas importantes na sua empresa.

Embora seja uma área de importância operacional, sabemos que nenhuma empresa vive apenas de estoque e, por isso, é preciso traçar várias estratégias para conseguir conquistar os clientes. Com essa prática, é possível que o empreendedor consiga realizar as melhores ações no seu estabelecimento.

Como conseguir aproveitar ao máximo o VMI?

Para que os seus colaboradores consigam aproveitar ao máximo o estoque gerenciado pelo fornecedor, algumas ações precisam ser realizadas na gestão. Veja quais a seguir:

Defina indicadores para seguir

Por exemplo, uma definição mais correta dos indicadores de visibilidade, visto que é necessário que as informações estejam claras tanto para os distribuidores quanto para o gestor. Dessa forma, a comunicação estará alinhada para proporcionar mais eficiência aos processos empresariais.

Consulte todos os envolvidos

Além do mais, é preciso buscar ajuda de todas as pessoas relacionadas em cada etapa, como fornecedores e colaboradores. Além disso, promova a capacitação de todos os funcionários para que eles compreendam a necessidade do VMI e os seus principais métodos de uso.

Realize testes ao implementar o estoque gerenciado pelo fornecedor

Saiba que a realização de testes é muito importante para o sucesso da implantação do VMI na sua empresa. Assim que estiver em funcionamento, certifique-se dos dados e corrija o que for preciso, já que ajudará trazer informações exatas e ocasionar as vantagens mencionadas.

A partir desse momento, você terá um eficiente histórico de todos os momentos em que sua organização teve uma previsão de vendas satisfatórias. Além disso, poderá avaliar todo o contexto externo antes de realizar a solicitação de compras com os seus distribuidores.

Mesmo com a experiência de anos dos colaboradores, ao gerenciar o estoque sem o uso da tecnologia, há pontos que podem passar desapercebidos. Dessa forma, o VMI ajuda a encontrar diversos fatos inesperados e apresenta dados para que os colaboradores realizem uma aquisição de maneira exata de seus produtos. Assim, a empresa conquista a satisfação dos consumidores e ainda aperfeiçoa a comunicação com os distribuidores.

Vimos que há diversas vantagens proporcionadas pelo modelo de estoque gerenciado pelo fornecedor. Então, invista nesse modelo de estoque dentro de sua organização. Assim você conseguirá bons resultados e poderá, ao lado dos seus colaboradores, realizar outras atividades com mais eficácia, sempre tendo em vista a satisfação dos anseios dos potenciais clientes.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber como otimizar o setor de compras e alinhá-lo com o de estoque

E-book - Manual sobre Automação Industrial - Baixe grátis

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

melhores plataformas de CRM - pessoa utilizando notebookBackoffice