Saiba como um software pode ajudar no momento da compra de matéria-prima

A compra de matéria-prima adequada é um grande desafio a ser superado nas indústrias. Isso porque planejar a aquisição correta de insumos é fundamental para a manutenção e o desenvolvimento sustentável do negócio.

Nesse sentido, qualquer tipo de erro pode gerar uma série de problemas, como: inconsistências no controle de estoque, insumos acabados antes da hora que impedem a continuidade da produção, aumento dos custos do estoque, riscos de perdas por perecibilidade entre outros.

No entanto, algumas práticas podem ser aplicadas como forma de proporcionar eficiência no momento de realizar a compra de matéria-prima. Entre as principais, está contar com o auxílio da tecnologia. E é sobre isso que vamos falar nesse conteúdo. Acompanhe!

Do que se trata a gestão de matéria-prima?

Não há dúvidas da importância de entender como funciona o gerenciamento de matéria-prima, principalmente quando falamos do setor industrial. Afinal, trata-se do processo que abrange todo o fornecimento de forma permanente e contínua dos insumos que vão contribuir para todas as atividades da companhia. Entre eles, podemos citar:

  • produção das mercadorias;
  • atendimento ao cliente;
  • área de vendas;
  • materiais de escritório;
  • departamento de limpeza, entre outros.

Dessa forma, a constituição e a manutenção dos estoques são essenciais para que a empresa funcione da melhor forma possível.

A gestão de compra de matéria-prima requer diversos cuidados para que o negócio se mantenha competitivo e lucrativo em um mercado cada vez mais concorrido. Todavia, qualquer tipo de falha pode gerar prejuízos relevantes, não só para o orçamento, mas para a produção em geral.

Qual é a importância do controle da compra de matéria-prima?

Para que a indústria tenha uma gestão completa e eficaz, é essencial um controle de matéria-prima para um ciclo completo e adequado da cadeia produtiva. Esse controle de insumos influencia de forma direta o desempenho da empresa, tendo em vista que ele ajuda o gestor a aprimorar os investimentos no estoque, minimizar os gastos e evitar a perda de itens.

Além disso, o gerenciamento de matéria-prima é responsável por:

  • monitorar as práticas dos concorrentes;
  • acompanhamento do indicador geral de preços;
  • e projetar o nível de atividades executadas.

Diante disso, percebemos, então, a importância desse controle e o quanto ele é fundamental para o crescimento saudável da indústria.

Quais são as principais falhas relacionadas à compra de matéria-prima na indústria?

Como já foi dito, os erros cometidos durante o processo de compra de matéria-prima na indústria podem gerar uma série de prejuízos. Por esse motivo, é necessário conhecê-los e tomar todas as providências possíveis para evitá-los. Veja quais são os principais!

Comprar mais itens do que o necessário

Comprar insumos além do necessário causa um aumento relevante nos custos operacionais. Por isso, o melhor a se fazer é ter em mãos dados precisos que mostram, com exatidão, no momento da aquisição:

  • quais os produtos mais vendidos;
  • a previsão de vendas para o próximo período;
  • quais materiais são usados para fabricá-los.

Dessa forma, fica mais fácil fazer a compra de matéria-prima com eficiência e precisão.

Não atuar considerando o estoque mínimo

Antes de tudo, é preciso entender que o estoque mínimo representa a quantidade mínima que a empresa precisa ter de um certo produto. Assim, esse estoque serve para cobrir atrasos de reposição por parte do fornecedor e tem o objetivo de assegurar a produção das mercadorias.

Vale ressaltar a necessidade de manter esse estoque mínimo, visto que, em situações em que seja preciso produzir um volume extra, não será necessário comprar insumos de última hora. Até porque, na maioria dos casos, compras de emergência acabam saindo por um valor mais elevado.

Não ter a tecnologia como aliada

Entre os principais erros cometidos nesse processo, está deixar de contar com o auxílio das inovações originárias da transformação digital. isso porque, ao manter as atividades de forma manual, seja por meio de planilhas ou outros recursos, podem ocorrer falhas e, consequentemente, retrabalho.

Assim, podemos perceber que todo esse tempo perdido poderia ser aplicado em outras tarefas fundamentais para a indústria. Por esse motivo, é necessário compreender que a implementação da automatização é menos complicada do que parece e vai gerar resultados incríveis.

Como o uso de softwares pode ajudar no momento da compra de matéria-prima?

Um bom software consegue realizar a integração de informações fundamentais de matéria-prima, além da validade de cada item. Com esse controle efetivo, fica muito mais simples realizar um gerenciamento coerente dos insumos.

Outra questão importante é que esse tipo de ferramenta possibilita que os responsáveis consigam identificar, de forma rápida, onde está armazenado certo produto e, dessa forma, dar andamento à produção.

Entre outras funcionalidades do sistema, está a de ajudar o gestor a ter uma visão mais ampla do negócio, colaborando para o controle de gastos, monitoramento das ordens de serviço, acompanhamento nos níveis do estoque e prazos de entrega.

Além disso, esse tipo de software viabiliza a configuração dos índices mínimo e máximo adequados de matéria-prima e estoque. Isso permite que a indústria consiga manter sempre o volume correto para a execução dos seus processos e a fabricação dos produtos.

Outra informação é que a ferramenta oferece dados precisos e confiáveis a respeito do negócio, além de acompanhar as alterações ocorridas na norma. Isso gera mais segurança a respeito das tomadas de decisões e aplicação de medidas corretas no mercado.

Ou seja, ao investir em um sistema, é possível alcançar uma série de benefícios fundamentais para a produção:

  • automatização dos processos;
  • centralização das informações;
  • agilidade e eficiência;
  • fornecimento de dados para tomada de decisão;
  • prevenção de compras desnecessárias;
  • organização dos fluxos de entrada etc.

Agora que você entende a importância de um bom software para a compra de matéria-prima, o ideal é escolher a solução adequada para gerar os benefícios desejados. O sistema de gestão FoccoERP possibilita ter o controle total de seu negócio, com as melhores práticas de gestão e uma ferramenta preparada para sua empresa.

Quer entender melhor como funcionam as soluções oferecidas pela Focco? Então, entre em contato agora mesmo e esclareça as suas dúvidas!

E-book - Quando uma empresa acerta na escolha do Sistema de Gestão - Clique para baixar

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

precificação de produtos no exterior - cédulas, moedas e uma calculadora