Satisfação dos clientes: fidelização garante lucratividade para a indústria

O avanço da tecnologia tornou o mercado muito mais desafiador e competitivo. De modo que os clientes experimentaram o poder de escolha entre produtos e serviços. Ou seja, tiraram das empresas a vantagem da oferta. A partir desta realidade, entender o grau de satisfação dos clientes tornou-se prioridade para as indústrias.

Reter e satisfazer os clientes tornou-se foco. Ou seja, o contexto das empresas não está mais somente baseado em produzir e vender. Assim, não basta somente atrair, é necessário manter os clientes. Isso porque, atração gera rotatividade, que resulta em gastos – seja de tempo ou energia. Dessa forma, a fidelização também gera economia.

Em resumo, as empresas precisam se esforçar para implantar sistemas de gestão com o foco não somente em qualidade de produção, mas também de satisfação.

Acompanhe o artigo abaixo e entenda a importância que a satisfação dos clientes tem para a indústria.

Mudança no relacionamento com o cliente

Por décadas as indústrias direcionaram todos os seus esforços para o setor comercial e de produção. A prioridade era vender e produzir em grandes quantidades. Com isso, não havia uma preocupação com a qualidade dos serviços que estavam sendo prestados. O cliente estava sempre em segundo plano.

Com a expansão do mercado global, o número de empresas passou a crescer e, com isso, houve um aumento na concorrência. A oferta passou a ser maior que a demanda.

A partir deste contexto, a entrega de produto deixou de ser diferencial, e a qualidade do atendimento tornou-se fator decisor de compra para o cliente. As empresas tiveram que aprender a relacionar-se com os seus clientes, dando atenção aos seus desejos e necessidades. A satisfação dos clientes tornou-se ferramenta estratégica para o sucesso dos negócios.

satisfacao-cliente Satisfação dos clientes: fidelização garante lucratividade para a indústria

Satisfação dos clientes, fidelização e lucratividade

A máxima de que clientes satisfeitos são fieis vale para a indústria. E a fidelização gera lucratividade para as empresas. Isso porque, é muito caro para a empresa captar novos clientes. É necessária muita energia e investimento para atrair novos públicos.

Ao conquistar a lealdade do cliente, o seu poder de decisão de compra aumenta, e resulta na repetição em fazer negócios com a empresa, sem que seja necessários grandes esforços por parte da empresa. Ou seja, é possível vender e produzir mais, investindo menos.

A importância de acompanhar o grau de satisfação dos clientes

A partir do momento que a empresa toma consciência de que o sucesso do negócio está diretamente relacionado à satisfação do seu cliente, o consumidor passa a ter voz e a sua opinião é preciosa.

Diante disso, a pesquisa de satisfação torna-se uma poderosa ferramenta que ajuda a entender em qual fase do relacionamento que os clientes se encontram com a empresa. E principalmente, ajuda a resolver problemas reais que a empresa possa estar enfrentando.

A melhor forma de saber se nossos clientes estão satisfeitos é perguntando diretamente para eles. Com essas respostas, é possível diagnosticar onde estão as falhas de sua operação, os defeitos do seu produto e os problemas do seu atendimento. Somente com as informações certas é que você poderá tomar as ações necessárias para resolver o que não está indo bem.

Estimule o cliente a responder a pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é importante para a empresa. Se o cliente sente a necessidade de expressar a sua opinião ele encontrará meios para isso, como um comentário nas redes sociais, ou um e-mail para o SAC. Porém, isso normalmente acontece quando há uma insatisfação. Desta forma, é possível que a empresa fique com a falsa sensação de não estar satisfazendo o seu público.

Ao estimular que os clientes respondam à pesquisa, a empresa recebe o feedback daqueles que também estão satisfeitos.

satisfacao-dos-clientes Satisfação dos clientes: fidelização garante lucratividade para a indústria

Prêmio para incentivar clientes

Para incentivar os usuários do sistema de gestão FoccoERP a darem sua opinião e responderem a pesquisa, a Focco Sistemas de Gestão sorteia entre os participantes uma caixa de som da JBL. De acordo com Anderson Zilli, gestor de marketing, o cliente já reconhece a importância em dar um feedback sobre o produto e serviços ofertados, porém, o prêmio é mais um incentivo.

“Para consolidarmos a nossa missão, que é a de parceria com resultados, precisamos ouvir os nossos clientes, e a pesquisa torna-se um canal formal de avaliação da qualidade dos nossos produtos e serviços. A premiação é só um estímulo que demonstra a atenção que damos para a satisfação dos nossos usuários”, explica ele.

FoccoERP conta com 93% de satisfação

E a estratégia funciona. Tanto que a empresa aplica semestralmente a pesquisa, desde o ano de 2011. Na última edição, referente ao primeiro semestre deste ano, a ganhadora foi Cíntia Silvério, Gerente de PCP da Flexibase. “Acredito que a pesquisa de satisfação seja extremamente necessária, pois é uma forma de falar diretamente com o usuário do sistema. Procuro sempre responder e acompanhar os resultados. Estou muito satisfeita com o FoccoERP. Sinto que sempre sou atendida nas necessidades que tenho”, explicou.

ebook-fases-de-implementao-correto-e1534278954308 Satisfação dos clientes: fidelização garante lucratividade para a indústria

 

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
analise de falhasfalhas-no-processo

Agende agora mesmo!

Nome Completo

Conheça o FoccoERP

de perto!

Empresa

Seu e-mail profissional

Telefone

Peça uma demonstração 

Sem compromisso

Faturamento da empresa

Número de funcionários

Obrigado!

Em breve um de nossos consultores

entrará em contato.

Quer resultados
como dessas empresas?

Peça uma demonstração gratuita agora do FoccoERP! 

Obrigado!

Em breve um de nossos consultores
entrará em contato!