Mercado de alimentação saudável: quais as oportunidades de negócio?

Sem tempo para ler?
Clique no player abaixo e ouça esse conteúdo:

 

O mercado de alimentação saudável tem chamado a atenção de muitos empresários brasileiros. Afinal, a cada dia notamos que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e entendendo de fato a importância de se alimentarem de forma mais saudável.

Com isso, surge uma grandiosa oportunidade para algumas empresas que querem aproveitar e surfar na onda de prosperidade ao oferecer produtos alimentícios voltados para esse público. Neste artigo, você verá as tendências desse mercado, os principais desafios e como atuar nele. Acompanhe-nos na leitura!

A expansão do mercado de alimentação saudável

Segundo dados publicados em um artigo do SEBRAE de Santa Catarina, cerca de 79% dos brasileiros estão substituindo produtos convencionais por outros mais saudáveis. Isso significa que uma parcela muito grande da população aderiu aos alimentos livre de lactose, aos integrais e a outros que compõem a mesa de quem quer ter mais saúde.

Essa busca constante impacta positivamente o comércio de alimentos saudáveis, que movimentou cerca de R$ 63 bilhões de reais, tendo um crescimento no faturamento de 0,8%. Com isso, fica fácil entender que estamos diante de um mercado promissor.

Os principais desafios desse mercado e como superá-los

Existe uma série de desafios que precisam ser superados. O primeiro deles é o fato de que, como se trata de um mercado em expansão e lucrativo, é natural que muitas pessoas comecem a se interessar por ele, aumentando a concorrência.

Outro ponto é o fato de serem produtos mais integrais e com menos utilização de conservantes, o que diminui o prazo de validade. Sendo assim, o empreendimento que entrar nesse ramo precisa ter em mente que é crucial ter uma gestão impecável para evitar a perda de produtos.

Nesse sentido, é fundamental contar com as ferramentas tecnológicas para vencer esse e outros desafios. Então veja na sequência em quais pontos elas podem auxiliar.

Gestão eficiente

O primeiro fator é a gestão da empresa como um todo, controlando todas as entradas e saídas de produtos, além de administração das questões financeiras e fiscais do negócio.

Otimização de processos

A otimização de processos também é outro benefício de quem utiliza a tecnologia, especialmente no controle de estoque, o qual precisa ser muito eficiente para evitar que alimentos armazenados estraguem.

Redução de custos

Com um bom controle de estoque, fornecedores e finanças, toda a operação de seu negócio terá uma redução de custos considerável. Isso porque você evitará perdas e terá mais informações precisas em tempo real para tomar decisões que evitem gastos imprevistos.

A importância de encontrar fornecedores nesse mercado

Além da utilização da tecnologia, é fundamental que você encontre bons fornecedores nessa área de atuação. Para tanto, é necessário qualificar e ampliar sua rede de contatos, firmar parcerias e acordos com vários fornecedores. Com isso, você poderá buscar sempre os melhores preços, condições de pagamento e, principalmente, para evitar ficar sem produtos.

Como você pôde perceber, o mercado de alimentação saudável é repleto de desafios, entretanto há também ótimas oportunidades de negócio. Quem iniciar a empreender nessa área agora certamente poderá nadar de braçadas nesse oceano imenso que ainda é explorado por poucos.

Se você gostou deste conteúdo, siga nossas redes sociais! Lá compartilhamos diversas informações que podem ajudá-lo a inovar!

ERP: Crescimento exponencial para sua empresa - Baixe o e-book grátis

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

momento certo para trocar de sistema ERP - homem em uma mesa de escritório escrevendo e usando o celularproblemas enfrentados pela indústria - homem de costas em uma fábrica