Por que uma indústria deve considerar uma estratégia multicanal

Representação comercial ou vendas online? E se dissermos que o melhor é desenvolver esses dois juntos em uma estratégia multicanal? Contudo, antes de entrar nesse tema, vamos retomar alguns assuntos que com certeza farão toda diferença para uma melhor compreensão.

A globalização é um processo de expansão econômico, político e cultural que em linhas bem gerais quebrou barreiras geográficas e deixou o mundo totalmente conectado. No entanto, a evolução no perfil do consumidor e essa facilidade na comunicação tornou a jornada de compra ainda mais complexa. 

As empresas, que antes estavam acostumadas a lidar com o público de forma unilateral, agora mostram-se abertas a dialogar. Essa mudança de paradigmas não afetou apenas o varejo, mas negócios de todos os tipos. 

Na indústria, por exemplo, as relações conhecidas como B2B (Business to Business) abriram espaço também ao D2C (Direct to Consumer). Dessa forma, essas relações ficaram ainda mais evidentes durante a pandemia, quando vender online se tornou um fator essencial para a sobrevivência.

Diante de todos esses cenários, é possível identificar uma tendência da indústria de estar cada vez mais perto do consumidor final. Essa aproximação, contudo, só pode acontecer através da multicanalidade.

Antes de mais nada, precisamos entender o que é uma estratégia multicanal. Portanto, siga adiante e entenda esse conceito.

O que é uma estratégia multicanal?

Em nenhum outro momento da história as empresas tiveram tantas possibilidades online e offline para se relacionarem com seus públicos. Mas ainda que hoje a comunicação seja mais fácil do que antigamente, é necessário corresponder às necessidades do consumidor com qualidade.

Por isso, uma estratégia multicanal deve englobar uma série de práticas para levar sua marca onde quer que o público esteja.

Além dos canais físicos, existem muitos outros meios digitais disponíveis, como e-commerces, marketplaces e redes sociais. Ademais, é preciso refletir sobre quais deles serão mais relevantes para desenvolver um relacionamento duradouro com o público e, consequentemente, incrementar as vendas.

5 motivos para criar uma estratégia multicanal

O ponto principal deste tipo de estratégia é estar presente onde o público mais procura pela sua empresa – e não tenha dúvidas de que também será lá, no vasto universo nomeado internet!

Mas aqui, é preciso ter foco em primeiro lugar: não faz o menor sentido estar em todos os canais existentes.

Então, antes de começar, determine quem você quer alcançar e os canais que vai utilizar – foco e planejamento sempre são fundamentais.

Até aqui, já deu para perceber que estamos tratando de uma tática poderosa, não é? Se bem estruturada, ela pode trazer vantagens incontáveis ao seu negócio. 

Hoje, vamos nos aprofundar em cinco delas.

Maior interação com potenciais clientes

Quanto maior for a capilaridade dos seus canais, maior também será a interação com seu público potencial. Assim, você terá ainda mais possibilidades de fidelizar os seus consumidores, podendo focar em suas vontades, demandas e satisfações.

Mas não são só relacionamentos que a multicanalidade viabiliza. Além de aumentar a interação com seu público, ela também aumenta as chances de reduzir custos em outros canais.

Redução de custos na representação comercial

As atividades de um representante comercial são de extrema importância para indústrias de qualquer segmento. No entanto, focar apenas nessa frente contraria a ideia principal da estratégia multicanal, que é estar presente em canais relevantes para o público potencial.

O ideal é aproveitar a grande oferta de canais online e investir em um sistema para sua equipe de representação.

Assim, ela ganhará fôlego para atender e prospectar novos clientes ao redor do mundo, esteja onde estiver. 

Isso significa que os custos ligados à mobilidade desses representantes cairão de forma drástica.

Maior margem de lucro

Para calcular a margem de lucro, é necessário considerar a receita total de uma venda e subtrair todos os custos relacionados a ela.

Pensando assim, fica mais fácil de compreender porque a estratégia multicanal é benéfica também neste caso.

Uma vez que você tem menos despesas porque dispõe de mais canais para se relacionar com o público e não precisa apostar unicamente na representação comercial, sua margem de lucro cresce.

Aprimora a experiência do cliente

A estratégia multicanal não deve se limitar apenas ao aumento da oferta de canais de comunicação. Por isso, é importante também se atentar ao comportamento do seu consumidor.

O objetivo principal dessa análise é eliminar os esforços durante a jornada de compra e oferecer a melhor experiência possível.

Além disso, vale lembrar que atualmente vivemos a era da experiência, onde o objetivo principal é encantar clientes. Assim, sai na frente quem mais escuta e compreende seu próprio público.

Credibilidade e segurança

Todo esforço que você fizer para expandir a quantidade de canais e estar cada vez mais conectado aos seus públicos será percebido não apenas por eles, mas também por clientes potenciais.

Em qualquer tipo de relacionamento, confiança é fundamental e segurança é a maior recompensa de quem gera credibilidade.

Por que é interessante trabalhar com vendas online em uma estratégia multicanal?

Você se lembra que falamos que não faz o menor sentido estar em todos os canais só por estar?

Uma pesquisa da Gartner, “Future of Sales”, mostrou que 80% das interações de vendas B2B entre fornecedores e os compradores acontecerão em canais digitais, até 2025. 

Só com essa informação de extrema relevância, você já consegue mudar seu mindset e delimitar uma estratégia multicanal. Ou seja, para o seu público B2B faz muito sentido encontrar seu negócio no ambiente online. 

Nesse sentido, a implementação de um sistema ERP traz o dinamismo que você precisa para aumentar as vendas online do seu negócio.

Como um sistema ERP para indústrias pode te auxiliar nas vendas online?

O foco principal de um sistema ERP é simplificar a gestão e proporcionar o controle total por meio da automatização. Na multicanalidade, a implementação desse tipo de sistema se faz extremamente necessária.

Isso porque a própria estruturação dessa estratégia demanda um sistema capaz de gerar inteligência para o negócio.

Além de otimizar o trabalho e tornar os processos mais dinâmicos e padronizados, esse sistema traz inúmeros benefícios, como:

  • Aumento da produtividade por meio da redução de custos e de erros;
  • Redução da lentidão;
  • Informações gerenciais confiáveis para tomadas de decisão;
  • Eficiência
  • Transparência
  • Segurança de dados
  • E muito mais.

Agora que você já sabe sobre a importância de uma estratégia multicanal para a indústria, é hora de contratar o melhor sistema ERP do mercado para iniciar suas vendas online. 

Entre em contato com os nossos consultores para entender como a Focco pode auxiliar na estratégia multicanal da sua empresa e conheça o nosso sistema. Estamos preparados para proporcionar todo apoio que você precisa para o crescimento do seu negócio.

E-book - Quando uma empresa acerta na escolha do Sistema de Gestão - Clique para baixar

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

supply chain - imagem com dominós em queda e uma mão segurando os demais da fila para que não caiamRFP - mulher utilizando notebook para analisar dados da solicitação de proposta