Veja agora como usar Business Intelligence na tomada de decisão

Em uma indústria, a tomada de decisão é parte de muitos processos na rotina de trabalho de todo gestor ou líder de equipe. Porém, em inúmeras situações, qualquer ação errada ou precipitada pode comprometer bastante os resultados do negócio.

Por isso, as escolhas devem ser rápidas e o mais acertadas possível. Nesse sentido, o Business Intelligence (BI) tem conquistado cada vez mais espaço no ambiente corporativo.

Embora pareça algo simples, não são todos os gestores que têm habilidade para tomar decisões certeiras. No entanto, sem dúvidas, estratégias eficientes e ferramentas de BI tornam as escolhas muito mais fáceis e adequadas.

Neste post, apresentaremos o conceito de Business Intelligence, a importância de sua utilização na indústria, além de como tirar o melhor proveito dessa solução no processo de tomada de decisão. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é Business Intelligence?

O conceito de BI está relacionado aos processos de coleta, organização e análise de dados. Esses processos, por sua vez, dão suporte às tomadas de decisão no ambiente corporativo. Isso tudo com o auxílio de soluções gráficas, como indicadores, relatórios e dashboards.

Em outras palavras, a definição de Business Intelligence pode ser:

Um conjunto de soluções que transformam uma grande quantidade de elementos de um banco de dados em informações úteis e de fácil compreensão. Essas informações são essenciais para as tomadas de decisão estratégicas.

A verdade é que o BI serve como um facilitador para a gestão, uma vez que, com essa ferramenta, é possível coletar dados de sistemas implementados na empresa, tais como o ERP (Enterprise Resource Planning). Estamos falando de informações muito relevantes, por exemplo, dados:

  • de clientes;
  • do mercado;
  • de fornecedores;
  • dos concorrentes, entre outros.

Entretanto, se não há a devida integração desses dados, perde-se uma excelente oportunidade de aprimorar a tomada de decisão na organização. Isso ocorre especialmente porque o segredo para o sucesso é tirar o melhor proveito das informações, proporcionando inteligência ao negócio.

Por que utilizar o BI?

As indústrias que definem bem sua estratégia de Business Intelligence conseguem analisar as informações cruciais de maneira rápida e fácil. Dessa forma, a tomada de decisão tem respaldo em fatos e não em suposições ou achismos.

Além disso, após a implementação do BI, a análise de dados fará parte do fluxo de trabalho de diferentes áreas e funções. Ou seja, todos terão acesso às informações, desde o assistente de produção ao diretor. Assim, os processos serão aprimorado com o uso correto da tecnologia na indústria.

Como usar Business Intelligence na tomada de decisão?

Agora que você já sabe o que é Business Intelligence e sua importância para a indústria, entenda o passo a passo de como tirar o melhor proveito dessa solução para tomar decisões mais acertadas e elevar o negócio a outros patamares.

1. Faça um diagnóstico da situação do negócio

O primeiro passo para implementar uma ferramenta de BI é realizar um diagnóstico da empresa. Afinal, uma das muitas obrigações de um bom gestor é conhecer o negócio como a palma da mão.

Só assim será possível identificar os pontos frágeis e gargalos. Caso contrário, pode haver danos irreparáveis.

2. Levante os dados

A fim de compreender os processos necessários para a utilização de Business Intelligence, também é fundamental levantar as demandas existentes. Ou seja, definir os dados dos quais os gestores realmente precisam.

Após isso, é preciso mapear devidamente as fontes de cada informação. Isso significa que a próxima etapa, depois do levantamento das demandas por informações, é estruturar de onde elas serão coletadas.

3. Escolha a ferramenta adequada

Nessa etapa, deve-se analisar todas as soluções de BI disponíveis no mercado. Além disso, também é possível desenvolver uma ferramenta personalizada para o negócio. Contudo, caso seja necessário desenvolver um software, essa pode ser uma das fases mais demoradas do processo.

Todavia, seja uma solução já disponível no mercado ou uma desenvolvida especialmente para a empresa, é preciso ter em mente que será necessário dedicar tempo e esforço para implementar e começar a utilizá-la.

4. Reúna os interessados

Para que tudo isso seja possível e a implementação do BI seja bem-sucedida, todos os envolvidos devem estar mobilizados e integrados. Caso essa etapa não seja cumprida, ou a alta gestão não esteja engajada, o BI poderá ser um fracasso.

5. Analise os recursos utilizados

Procure dimensionar corretamente os recursos que serão empregados ao mesmo tempo em que há a escolha da ferramenta. Inclusive, é possível considerar até mais de uma solução.

De qualquer maneira, para aqueles gestores que querem viabilizar uma tomada de decisão mais acertada, é fundamental ter em mente que implementar soluções de BI é um dos melhores investimentos de todos os tempos.

6. Implemente o Business Intelligence

O próximo passo é dar a devida atenção para a disponibilização aos usuários. Esse é um trabalho muito criterioso, afinal estamos falando da consolidação da implementação dos recursos de BI.

Dificilmente haverá problemas na disponibilização dos dados se as etapas anteriores forem executados com eficiência. Além disso, é preciso treinar equipes e gestores que farão uso da ferramenta no dia a dia para que as decisões sejam realmente mais produtivas.

7. Coloque em prática os planos de ação

Por fim, uma vez implementado o BI, todos os stakeholders de vários setores da indústria devem ser encorajados a usar os dados como base para suas decisões, embora seja importante instruí-los que isso não deve se limitar a visualizar informações óbvias nos dashboards. É preciso ir além dos dados que estão na superfície, abusar da curiosidade e realmente encontrar as melhores soluções para os negócios.

A indústria que não se adequar ao Business Intelligence terá sérias dificuldades para tomar boas decisões frente à crescente concorrência de mercado.

A verdade é que a maior vantagem do BI é que essa é uma ferramenta que facilita as escolhas. Isso porque a ferramenta dá acesso a dados únicos, tratados da maneira mais adequada, com o objetivo de trazer uma leitura mais completa sobre todos os aspectos que impactam o empreendimento.

Se você gostou deste post sobre como o Business Intelligence contribui para uma melhor tomada de decisão, leia também nosso outro artigo para saber tudo sobre BI.

Inovação na Indústria - Baixe este Guia Prático

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X
vazamento de dados - pessoa consultando dados em um celular sentada em frente a um computadore-commerce b2b - mulher falando ao telefone em frente a uma mesa com um notebook e caixas ao redor