Descubra 6 benefícios de investir em um software para uma distribuidora

Investir em um software para distribuidora representa o primeiro passo para modernizá-la, prezando sempre pelo máximo de competitividade em relação à concorrência e realizando um gerenciamento eficaz sobre todos os recursos internos. A partir daí, é possível qualificar a performance.

Existem, no entanto, algumas dúvidas que precisam ser respondidas: quais os melhores softwares, seus benefícios e como escolher o mais adequado? Reunimos uma série de dicas a respeito do assunto para você. Continue a leitura e fique por dentro do tema!

Softwares adequados à distribuidora

Há diversos softwares à disposição hoje em dia. A escolha do melhor varia de acordo com a necessidade de cada distribuidora. Então, primeiramente, é necessário promover uma análise interna e entender as principais “dores” da empresa.

Alguns sistemas possuem ênfase no controle do nível de estoque, enquanto outros são destinados ao acompanhamento logístico.

O mais importante é ter um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning), responsável pela gestão em geral.

O sistema ERP integra e permite a administração de inúmeros processos, como os administrativos, comerciais ou de suprimentos, por exemplo. Logo, as diversas áreas da distribuidora ficam alinhadas, o que resulta em uma vantagem competitiva.

Funcionalidades que devem estar presentes em um ERP

Um ERP assertivo carrega determinadas características comuns. As mais relevantes você confere na sequência.

Integração de informações

Um dos grandes desafios da distribuidora consiste em manter os dados centralizados em um único local. Se isso não ocorre, podem ocorrer erros e a necessidade de retrabalhos. A integração de informações ajuda a solucionar esse problema.

Automatização dos processos

Quando os processos da distribuidora não são automatizados, surge uma necessidade de a empresa trabalhar com vários colaboradores, o que pode levar a erros ou atrasos no cumprimento das tarefas. Porém isso pode ser minimizado a partir do investimento em automatização.

Execução de tarefas de controle

O sistema precisa colaborar com o fluxo correto das informações em muitas áreas, como financeiro, comercial, suprimento, administrativo etc. Por meio dele, é possível assegurar a eficiência das operações com um número menor de funcionários.

Emissão de relatórios

Por meio de relatórios apresentando dados assertivos, tomam-se decisões mais certeiras. Bastam poucos cliques para que o usuário consiga selecionar as informações de que necessita e ainda, de quebra, emitir um documento atualizado.

software para distribuidora

6 benefícios de investir em um software para distribuidora

Diversas vantagens podem ser obtidas ao escolher o software ideal. Veja a seguir as principais!

1. Modernização da distribuidora

O mercado tem mudado rapidamente. Assim, distribuidoras que não se adaptam, implementando tecnologias capazes de modernizar seu funcionamento, correm sérios riscos de sobrevivência. Ao usufruir de bons softwares, por outro lado, é possível assumir a vanguarda do mercado e modernizar as principais operações.

2. Integração de setores

Como nas outras empresas, a distribuidora é composta por inúmeros setores. A falta de alinhamento e comunicação entre os departamentos promove perdas, custos extras e falta de competitividade, além de outros problemas.

Nesse sentido, o software ERP cumpre papel crucial. Ele garante que as áreas estejam conectadas, sempre acessando as informações necessárias e contribuindo, com sinergia, para o benefício do empreendimento em geral.

3. Aumento da performance

Outra vantagem está relacionada ao aumento da performance, isto é, ao crescimento da produtividade dentro da distribuidora.

O uso de tecnologia permite que o número de erros seja mitigado, reduzindo o desperdício de materiais e problemas por falta de comunicação ao longo do expediente. Tudo isso impacta no desempenho da empresa.

4. Minimização dos custos

Este é um benefício do software que pode fazer toda a diferença, tendo em vista que o ERP reduz o tempo de execução de algumas atividades.

Ele também diminui a demanda de impressão de papéis, prática sustentável e que colabora com o meio ambiente. De quebra, evita-se gastos maiores com a compra de materiais como toners de tinta, folhas de papel e manutenção da impressora.

Ainda é possível economizar na contratação de colaboradores, em gastos com energia elétrica e demais aspectos relevantes.

5. Mobilidade

Os integrantes da equipe podem usar o sistema integrado a qualquer hora e em qualquer lugar. Para isso, basta somente ter acesso a um dispositivo conectado à internet.

Sendo assim, ele consegue desempenhar a mesma função que realizaria se estivesse nas dependências físicas da distribuidora, em uma reunião, durante uma viagem ou na própria residência.

6. Diminuição de erros

Quando tarefas manuais são realizadas pela equipe da distribuidora, falhas podem ocorrer. Por exemplo, documentos extraviados, números inseridos de forma errônea na planilha de controle ou esquecimento de alguma obrigação relevante. Isso pode gerar contratempos em todo o planejamento feito pela empresa e repassado aos colaboradores.

Saiba que essa situação também acontece na comunicação. Afinal de contas, ao requisitar alguma informação a respeito de outro setor, é possível que ela não carregue tanta precisão ou esteja desatualizada. Portanto, a tarefa baseada nessa falha não sairá como o esperado.

Quando toda a base de dados é reunida em um único sistema, fica muito mais fácil de fugir de problemas corriqueiros. Além de garantir um fluxo de trabalho frequente, que permite a consulta de relatórios, números e contatos no mesmo lugar, a precisão das informações fornece estabilidade para o time cumprir suas funções da melhor maneira possível.

software para distribuidora - pessoa vendo dados do sistema de gestão em um notebook

Escolha o melhor sistema para distribuidora

Em primeiro lugar, é preciso observar as funcionalidades do sistema. O ideal consiste em encontrar um software de gestão especializado no segmento de distribuidoras, pois suas funcionalidades são mais específicas e adequadas à área.

A reputação do fornecedor da tecnologia também entra em cena. Busque por um fornecedor experiente, que já tenha atendido a outras empresas e que apresente bons casos de sucesso. Assim, seu projeto de implantação tende a acontecer com transparência, sem surpresas desagradáveis, e ainda há um suporte capacitado.

Há, ainda, que se considerar o custo-benefício. Algumas plataformas de valor superior apresentam melhores soluções. Por isso, o indicado é agendar uma demonstração, assim se pode verificar o custo-benefício e a aderência ao seu modelo de negócios.

Conforme conferimos, são vários os benefícios relacionados ao uso do software para distribuidora, portanto não deixe de entender melhor sobre o assunto. Procure por um software especializado, dono de ótima reputação no mercado e de um adequado custo-benefício.

Agora que você entende a importância de a distribuidora contar com um bom software, que tal compartilhar esse conteúdo nas redes sociais para que seus contatos fiquem por dentro do assunto?

Tenha o controle total da sua empresa: solicite um orçamento

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

funil de vendasprograma de gerenciamento de empresa