ERP de vendas: entenda as vantagens e como escolher o melhor sistema

Você já parou para pensar quantos são os benefícios de usar um sistema ERP de vendas dentro de sua empresa?

Todo negócio deseja obter alta lucratividade, mas para que isso de fato aconteça, é necessário ter um bom processo de vendas. Quando estamos falando nisso, não estamos pensando somente em vendedores e equipes qualificadas.

É fundamental contar com ferramentas tecnológicas que permitam uma maior eficiência dos profissionais, otimização dos processos e economia de tempo.

É aqui que entra o ERP, termo que significa Enterprise Resource Planning, o mesmo que planejamento de recursos da empresa. Ele é um software de gestão de empresas muito importante para administrar seu negócio da melhor forma possível.

Com um ERP, você consegue fazer com que a sua rotina se torne mais organizada, acessível e rápida, pois todos os setores passam a estar interconectados. No caso da área de vendas, você consegue manter uma maior organização dos seus clientes e das transações.

Neste artigo, vamos listar as principais vantagens em se utilizar um sistema para vendas no seu negócio, além de orientar a escolha do melhor sistema. Interessado em saber mais? Então continue a leitura!

Quais as funcionalidades essenciais de um sistema de vendas ERP?

Como dito, o sistema ERP é um software completo para a gestão de um negócio e um grande aliado para a tomada de decisões mais acertadas. Ou seja, por meio dele, os gestores têm acesso integrado às informações estratégicas da empresa, garantindo segurança e integridade dos dados.

De modo geral, pode-se dizer que a ferramenta, além de favorecer o gestor estrategicamente, também é uma maneira de otimizar o trabalho de todos os colaboradores, automatizando as tarefas repetitivas e burocráticas. Mais especificamente, suas funções se resumem em:

  • acompanhar os indicadores estabelecidos;
  • avaliar o desempenho das equipes;
  • prever oportunidades de investimentos ou a necessidade de redução de custos;
  • emitir relatórios gerenciais e notas fiscais eletrônicas;
  • agilizar os processos administrativos;
  • maior controle e padronização dos processos;
  • centralizar fluxos e dados em uma única área;
  • aumentar a produtividade dos colaboradores;
  • melhorar a organização financeira, entre outros.

É importante ressaltar que o ERP oferece melhorias para as diferentes áreas de uma determinada empresa. Isto é, atende cada departamento de acordo com suas necessidades por meio de funções específicas, mantendo, porém, a integração dos dados.

Além disso, o sistema de vendas otimiza e reestrutura os processos internos ao integrar as informações em um único software, fornecendo relatórios mais precisos.

Ao aperfeiçoar as operações e as técnicas do seu negócio, esse mecanismo garante a satisfação dos clientes e o aumento das vendas. Com essas funcionalidades, a empresa mantém os colaboradores mais engajados e satisfeitos, que dedicam tempo e esforço para as atividades mais estratégicas.

Quais as vantagens em utilizá-lo?

Além das funcionalidades mencionadas anteriormente, o ERP apresenta outras que fazem toda a diferença para a otimização dos processos e, consequentemente, maior produtividade das equipes. Confira, a seguir!

Gestão eficiente do estoque

Processos manuais nem sempre são a melhor escolha para cuidar de ambientes que estão constantemente em movimentação, pois erros são muito comuns nesses casos.

Ao utilizar o ERP como ferramenta dentro de sua empresa, você sempre saberá a quantidade exata de cada item que há em estoque, quais são os que têm maior demanda e o que você precisa comprar para manter o estoque.

Com esse controle eficiente, você nunca perderá vendas, o que resultará na satisfação do seu cliente.

erp-de-vendas

Conhecimento do público-alvo

Conhecer bem seu público-alvo é crucial para o sucesso de seu negócio. Por isso, essa ferramenta permite armazenar o maior número de informações possível. Seus clientes podem ser cadastrados, e relatórios gerados sobre cada um.

Com isso, você consegue traçar estratégias individuais e também ter conhecimento de futuras vendas em potencial.

Melhor atendimento

Com uma rotina mais eficiente e organizada, você consegue tornar o atendimento mais ágil e eficiente. Assim, acaba convertendo cada vez mais leads em clientes e orçamentos em vendas.

Se a compra foi realizada, o ERP auxilia bastante no momento da entrega do produto. Isso porque, com todas essas informações unificadas, o cliente nunca ficará insatisfeito quanto às informações solicitadas.

Informações mais acessíveis

O software ERP de vendas permite que os arquivos e as informações fiquem em nuvem. Com isso, você consegue acessá-los de qualquer ambiente, estando longe ou em seu local de trabalho. Isso pode melhorar ainda mais suas vendas, pois seus funcionários nunca estarão sem os dados necessários.

Um sistema para vendas pode ser online, o que beneficia as vendas da companhia, tendo em vista que, dessa forma, é possível ter acesso às informações a distância. Para o profissional que trabalha com vendas externas, esse é um aspecto bastante relevante, considerando que possibilita, por exemplo, verificar dados que auxiliam no momento de fechar negócios.

Outra situação é durante reuniões, onde é comum a necessidade de relatórios precisos para auxiliar a tomada de decisões. Com um sistema ERP que traz informações em nuvem, é possível ter acesso a elas de forma ágil.

Além disso, os dados vão se manter sempre seguros, mesmo em casos de imprevistos, como pane ou vírus no aparelho, falta de energia e demais aspectos que põem todos os arquivos em risco. Isso acaba gerando uma maior tranquilidade para manter o foco no atendimento ao clientes e na realização das vendas.

Finanças em tempo real

Com um ERP, o time se mantém informado sobre todas as vendas concretizadas. Assim, todo o banco de dados referente ao desempenho e aos ganhos estará sempre atualizado.

Um ponto de partida para escolher um software que seja eficiente para o seu negócio consiste em levantar todos os pontos que podem ser observados. Essa é uma tarefa nada fácil, portanto, é primordial que você leve em consideração:

  • a qualidade técnica do sistema;
  • o potencial que o sistema tem de crescimento;
  • o valor do sistema;
  • as funcionalidades que o sistema tem;
  • a facilidade de operação;
  • a facilidade de implantação;
  • os resultados que serão gerados.
erp de vendas - mulher sorrindo e trabalhando em um notebook no escritório

Melhor preparo da equipe de vendas

Por meio de um sistema para vendas, fica mais fácil identificar quais produtos são menos vendidos e, com essas informações, definir metas de desenvolvimento para todo o time. Essa estratégia torna-se bastante eficaz para engajar os funcionários.

Além disso, é importante ter em mente que o sistema permite a troca de ideias, opiniões e sugestões entre os colaboradores dos mais variados departamentos, ao assegurar o acesso simplificado e unificado dos dados.

Otimização dos processos internos

Diversas atividades administrativas envolvem uma empresa, o que acaba ocupando muito tempo dos membros do time, que poderiam estar atendendo os clientes e conquistando a venda de produtos e serviços.

Um bom sistema para vendas consegue encarregar-se de certas tarefas repetitivas e manuais — por exemplo, o controle de estoque. Sendo assim, sobra mais tempo para os profissionais se dedicarem a tarefas mais estratégicas para o negócio, como corrigir erros e elaborar medidas para elevar as vendas.

erp de vendas - mulher acessando gráficos e informações em um sistema de vendas

Elaboração de um planejamento financeiro para vendas

Um sistema ERP eficaz consegue relacionar e cruzar dados da empresa relacionados a receitas, despesas, lucros, faturamentos, atendimentos aos clientes, estoques, entre outras informações relevantes. Dessa forma, ela consegue elaborar relatórios minuciosos e precisos sobre as finanças, o que permite o desenvolvimento de planejamentos capazes de aprimorar a gestão do negócio.

Isso possibilita aos gestores conseguirem pensar em ações estratégicas para solucionar problemas identificados e melhorar os resultados.

Identificação dos produtos mais vendidos

Outra informação disponibilizada pelos sistemas para vendas está relacionada aos produtos mais vendidos e de maior procura de acordo com o ramo de mercado no qual o negócio atua.

Ao ter todas essas informações em mãos, gerenciar o estoque da empresa torna-se uma atividade mais simples e eficiente. Isso possibilita que a aquisição dos itens seja feita de forma assertiva e evitando que os produtos faltem aos clientes ou que fiquem guardados de forma excessiva.

Além disso, também é possível decidir se certos produtos valem a pena ser comercializados e quais mercadorias são as mais vendidas em período de altas vendas. Tudo isso colabora diretamente no sucesso das ações de marketing.

Afinal, como escolher o ERP de vendas ideal?

Escolher um sistema ERP para vendas adequado ao seu negócio não é uma tarefa muito fácil. No entanto, analisando os diversos benefícios que pontuamos ao longo do texto, fica mais simples perceber que ele auxilia no crescimento das vendas e na obtenção de melhores resultados.

Conheça algumas dicas para a escolha de um bom ERP!

Avalie as funcionalidades

Depois de conhecer as vantagens do sistema e identificar as necessidades da sua empresa, é hora de avaliar as funcionalidades da ferramenta.

É normal que os gestores sejam influenciados por recursos que apresentam mecanismos complexos. Entretanto, nem sempre eles serão úteis para as atividades diárias da empresa. Nesse caso, dê preferência aos softwares com funcionalidades adequadas às suas necessidades.

Faça um levantamento de fornecedores

Primeiramente, é necessário compreender quais as metas que a empresa deseja alcançar com a ferramenta e as soluções necessárias para isso, de modo que ela atenda às suas necessidades e o funcionamento dos processos internos. Para isso, compare as opções disponíveis no mercado e analise o custo-benefício de cada uma delas. Dessa forma, é possível fazer uma escolha mais acertada.

Treine sua equipe

A fase de treinamento é essencial, pois ela determina o êxito do projeto. Afinal, quanto maior a produtividade da equipe, maior o lucro da empresa. Dessa forma, ao oferecer o treinamento à equipe, pode-se garantir menos dificuldades de execução, sobretudo se o sistema estiver sendo implementado pela primeira vez na empresa ou se a ferramenta é modificada de uma alternativa de ERP para outra.

Considere a facilidade de implementação do sistema

Leve em consideração o que será necessário para implantar o ERP na empresa, afinal, ele impactará diretamente o fluxo de trabalho dos colaboradores e as operações do negócio como um todo. A partir dessa análise, busque conhecer cada possibilidade, e lembre-se também de comparar mais de um tipo de ERP e de observar a qualidade do suporte técnico. 

Por fim, cabe ressaltar a importância de tomar os devidos cuidados ao escolher e implantar o ERP de vendas, a fim de não cometer erros que possam gerar transtornos futuros para a empresa.

Agora que você já conhece o que é e quais são os benefícios de um software ERP de vendas, aproveite para curtir a nossa página no Facebook. Assim, você fica por dentro das nossas atualizações!

E-book - Quando uma empresa acerta na escolha do Sistema de Gestão - Clique para baixar

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

atualizacao-de-precosanalise de falhas